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 / dezembro 2020

Transformação digital a serviço do Brasil

Por Caio Mario Paes de Andrade

Dediquei os últimos 30 anos ao empreendedorismo no setor privado. Tive o privilégio de estudar nos Estados Unidos (Harvard e Duke) no momento em que a Internet despontava por lá. Assim, pude visualizar oportunidades e ser um dos pioneiros dessa tecnologia no Brasil, criando, desenvolvendo e investindo em uma série de empresas inovadoras na área de TI. Entre elas o STI, o hpG, a Maber, o 123i e várias outras. Fiz isso através da WebForce Ventures, que fundei em 2000 e que se tornou uma das principais holdings de investimentos digitais do país.

Em 2019, fui desafiado pelo Ministro Paulo Guedes a aplicar no serviço público as habilidades aperfeiçoadas ao longo dessas décadas. Ser criativo, ágil e gerar resultados que realmente impactassem positivamente e simplificassem a vida dos brasileiros. Seja qual fosse sua jornada na interação com o Estado, lá estaria o GOV.BR, para o cumprimento de deveres ou solicitação de direitos. Como trabalhadores, empresários, aposentados, estudantes, produtores rurais, motoristas, mães e servidores públicos, poderiam ser impactados pelas tecnologias digitais para simplificar e tornar mais leve a relação entre Estado e cidadão, gerando satisfação e confiança entre as partes?

Primeiro como presidente do Serpro, maior empresa pública de prestação de serviços de TI do país, e desde agosto deste ano como secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, tenho me surpreendido a cada dia com a capacidade das equipes de servidores públicos de responder aos desafios que colocamos de transformar o governo pelo digital, ofertando serviços cada vez melhores, simples e acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, na palma da mão dos brasileiros.

Serviços necessários a dezenas de milhões de pessoas, como obter a carteira de trabalho digital, a carteira digital de trânsito, o certificado internacional de vacinação, o auxílio emergencial, o salário-maternidade, a aposentadoria e a inscrição no Enem, o registro de acordos coletivos de trabalho, assinaturas digitais acessíveis, entre muitos outros. Em 2020, conseguimos transformar digitalmente uma média de mais de 3 serviços públicos a cada dois dias.

O movimento de transformação digital que o governo vem empreendendo desde o ano passado, e acelerou nos últimos meses, representa uma enorme mudança de cultura e é um caminho sem volta, capaz de colocar o país onde realmente merece estar, trazendo mais qualidade de vida, atraindo investimentos e fomentando a inovação nos diversos setores da economia. Nossos esforços já trouxeram reconhecimento internacional, com a da ONU que classificou o país entre os 20 melhores do mundo na oferta de serviços públicos digitais.

Além dos benefícios diretos aos cidadãos, principalmente àqueles que mais precisam de apoio, o trabalho de transformação digital do governo está empenhado em tornar o país um lugar propício para investir, inovar e empreender. É o caso do Marco Legal das Startups, recém apresentado ao Congresso, e da Lei da Liberdade Econômica, que já trouxe vários avanços no caminho de extinguir exigências desnecessárias e facilitar a abertura de empresas, proporcionando, inclusive, a possibilidade de registro automático para a grande maioria delas. 

Estamos no caminho certo, mas ainda há muito o que fazer. Por isso, não podemos parar um só dia. Há muitas metas importantes a serem buscadas para que o Brasil vença o atraso e chegue onde queremos: com um Estado eficiente, digital, com servidores públicos comprometidos, menos burocracia e mais foco no cidadão. Neste momento, estamos trabalhando fortemente em duas ações que trarão mudanças estruturantes nesse sentido: a reforma administrativa e a implementação da identidade digital universal do cidadão.

A reforma administrativa será capaz de modernizar a máquina pública, com a otimização dos recursos e a produção de estímulos mais adequados para melhorar a qualidade dos serviços prestados. É gestão na veia. Já a identidade digital representa um enorme potencial de economia e oportunidades de negócio. Ela será uma poderosa ferramenta de inclusão dos mais vulneráveis, permitindo uma identificação mais precisa daqueles cidadãos que realmente necessitam da otimização das políticas públicas. Além disso, a segurança proporcionada pela identidade digital reduzirá substancialmente os gastos e perdas gerados por fraudes e vazamentos.

Vivemos um ponto de inflexão gerado pelas oportunidades que a tecnologia está nos oferecendo. Não podemos desperdiçar mais essa chance. Por isso, faço um chamado para que nossos empreendedores participem da construção desse novo momento do Brasil. Tenho certeza que venceremos o atraso. 

Caio Mario Paes de Andrade é empreendedor serial em tecnologia de informação e mercado imobiliário. Tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Gestão pela Harvard University e mestrado em Administração de Empresas pela Duke University. É fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer. Em 2019, passou da iniciativa privada para a área pública com a missão de ajudar a transformação digital do Brasil. Foi Presidente do SERPRO até agosto de 2020, quando assumiu a Secretária Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

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