FLUXO INTEGRATED SOLUTIONS

<<Trabalhe Conosco WEBMAIL >>
36-valvtechnologies

Tecnologia exclusiva em vazamento zero para minerodutos

Autor: Kenny Gorman Fonte: Newsletter Fluxo 36

A Valvtechnologies, empresa sediada nos Estados Unidos, está na vanguarda da tecnologia em válvulas para aplicações severas em mineração há mais de 30 anos, com fornecimentos para todos os minerodutos de longa distância para transporte de polpa de minério, no mundo inteiro, assim como para operações de transporte de rejeitos por minerodutos. Desde as primeiras válvulas fornecidas para uma operação de mineração de cobre no Chile, na década de 1980, até as válvulas fornecidas mais recentemente para uma operação de minério de ferro, no Brasil, a empresa sempre tem o cliente como seu foco principal. “Estamos extremamente orgulhosos de nossa reputação e posição no mercado, liderando esse segmento, declara o presidente da Valvtechnologies, Kevin Hunt. “Não somente nossa válvula Abrasotech® é o único produto capaz de oferecer o verdadeiro vazamento zero absoluto, como proporcionamos acompanhamento a cada cliente para nos assegurarmos que este receba a solução completa mais adequada e assistência técnica vitalícia para sua operação.” Através deste foco nas operações de seus clientes, a Valvtechnologies construiu uma reputação mundial de excelência e credibilidade.

A experiência da Valvtechnologies abrange uma ampla gama de minérios, concentrados e rejeitos, incluindo cobre, ferro, zinco, níquel e fosfatos, em ambientes amplamente diversificados, em climas extremos, altitudes elevadas e locais remotos. Kevin Hunt continua: “Cada operação é única e isso precisa ser refletido nos projetos de válvulas propostos, para que o cliente receba a solução mais apropriada.” Há muitos fatores operacionais considerados pela Valvtechnologies em cada caso – as propriedades e características de cada polpa de minério, os efeitos decorrentes do processo de mudança (plasticidade) no maciço da jazida e as expectativas de produção futura, para mencionar apenas alguns.

A seleção correta da válvula é um fator decisivo para o êxito da operação de um mineroduto, ao transportar polpa de minério. Quer onde estejam instaladas, todas as aplicações têm algo em comum – a demanda de vedação 100% confiável, com vazamento zero, sempre que necessário. A Valvtechnologies já forneceu, até a presente data, mais de 7,5 mil válvulas Abrasotech® para minerodutos em todo o mundo. Como Kenny Gorman, Diretor Industrial Global para Mineração explica, “O sucesso incomparável desta válvula deve-se ao projeto exclusivo dos seus componentes internos, que são customizados especificamente para cada aplicação, para alcançar confiabilidade máxima e vida útil mais longa. Em particular, o nosso projeto exclusivo e patenteado da sede integral melhora significativamente a eficácia da válvula e a sua resistência a desgastes, eliminando a possibilidade do surgimento de rachaduras ou trincas, através das quais pode ocorrer a passagem da polpa mineral em alta pressão, causando corrosão.”

Considerando que a escolha da válvula correta é fundamental para que a operação do mineroduto seja bem sucedida, optar por uma válvula de qualidade inferior pode acarretar um impacto negativo considerável, não somente nas válvulas e outros equipamentos do mineroduto (bombas, tubulação, instrumentos, estações de monitoramento, etc.), mas também na operação do sistema dutoviário em si, com risco substancial de paradas e perdas correspondentes na produtividade. Os engenheiros da Valvtechnologies participam na elaboração dos projetos, desde a sua fase inicial, e desenvolvem trabalhos em estreita colaboração com EPCistas e mineradoras, para assegurar que todos os requisitos sejam inteiramente definidos e claramente entendidos e que o pacote com a solução ideal possa entrar em produção. Em operações de minerodutos existentes, eles atuam como consultores, orientando e dando suporte a processos de melhoria que aumentem a eficiência, reduzam os custos e viabilizem atingir metas cada vez mais elevadas.

Especificamente, isolamento de bombas é uma aplicação crucial e a confiabilidade das válvulas é mais crítica nesta operação do que em qualquer outra. As equipes de operação e de manutenção do cliente devem ter plena confiança que uma vedação segura, com vazamento zero, tenha sido obtida previamente à rotina de comutação de bombas, ou qualquer outra intervenção que esteja sendo realizada nas bombas. Da mesma forma, deve ser garantido aos engenheiros encarregados da manutenção um ambiente seguro para a execução de suas atividades.

Qualquer vazamento nas válvulas de isolamento das bombas pode colocar em risco a integridade das bombas e a segurança da equipe. A Abrasotech®, da Valvtechnologies, com o seu projeto de sede integral, é a única válvula que pode garantir tal vedação. De acordo com todas as normas técnicas atuais para o teste de válvulas esfera com vedação metal/metal (ANSI/FCI 70-2, ASME B16.34 & API 598), há limites máximos admissíveis estabelecidos para vazamentos, durante o teste de aceitação de fábrica.

Kenny Gorman ressalta que “se uma válvula apresenta vazamento durante o teste de fábrica, esta situação só pode agravar-se durante sua operação, uma vez que a válvula será submetida à passagem da polpa”.

A Valvtechnologies possui critérios para aceitação em testes internos que excedem todas as normas técnicas existentes e não permitem “qualquer vazamento visível durante o ensaio.” Isto equivale à NBR ISO 5208 Taxa (Rate) A, um critério anteriormente apenas atendido por válvulas com sede macia. “A engenharia e o tempo de fabricação e a precisão demandados para a produção de cada uma de nossas válvulas garante o nosso atendimento aos requisitos mais rigorosos desta norma” explica Gorman.

Com uma sólida rede global de suporte técnico e de pós-venda, centros de serviços autorizados e parceiros locais, Valvtechnologies está sempre preparada para qualquer atendimento em campo.

Botão de Expandir o Menu

© Fluxo Soluções Integradas Ltda 2011. salvador@fluxosolutions.com.br

Instituto Manga Rosa Pulso Interativo