FLUXO INTEGRATED SOLUTIONS

<<Trabalhe Conosco WEBMAIL >>
36-well-to-wire

Primeiro sistema well-to-wire da Bahia em expansão para outros projetos

Autor: Daniel Barros Fonte: Newsletter Fluxo 36

Pelo cronograma vigente, a Imetame irá começar a operação da usina termelétrica Prosperidade I, de 28MW, neste mês de setembro. Será o primeiro sistema well-to-wire da Bahia, isto é, um projeto de geração de energia elétrica integrado com produção de gás, similar ao que a Eneva desenvolveu no Maranhão. A Fluxo teve participação estratégica no fornecimento para a Eneva e contribuiu de maneira essencial nos sistemas de gás natural para a Imetame, neste seu grande desafio.

Devido aos campos de produção de gás da Imetame e Alvopetro serem interligados geologicamente, ficou definido que a Alvopetro terá 49,1% das reservas e a Imetame 50,9% (36,1% próprias somadas a 14,8% adquiridas da Orteng). Considerando reservas in place, são 1,832 bilhão de m³ para Imetame e 1,767 bilhão de m³ para a Alvopetro, respectivamente.

Neste panorama, a Fluxo se destacou, mais uma vez, com o fornecimento do Sistema de Regulação de Pressão – ERP e a Estação de Medição de Vazão – EMED para a Imetame e, devido ao seu empenho, dois sistemas foram fornecidos no último mês de junho, em um prazo recorde de 75 dias. O cliente final neste caso é a Bahiagás, empresa responsável por toda a distribuição de gás natural no Estado da Bahia, que acompanhou toda a fase de projeto e inspeção de seus sistemas, regulagem e medição.

A Fluxo projetou e construiu os sistemas completos de medição fiscal de vazão e regulagem de gás natural da Bahiagás, de acordo com as recomendações e diretrizes técnicas da AGA 3, e atendeu a todas as regulamentações exigidas pela resolução conjunta ANP/INMETRO nº 1, de 10 de junho de 2013, para campos de pequenas acumulações.

Botão de Expandir o Menu

© Fluxo Soluções Integradas Ltda 2011. salvador@fluxosolutions.com.br

Instituto Manga Rosa Pulso Interativo