FLUXO INTEGRATED SOLUTIONS

<<Trabalhe Conosco WEBMAIL >>
34-cvq

Revap opta por atuadores CVQ em EMED de GLP

Autor: Marcos Cabral Fonte: Newsletter Fluxo

A Refinaria Henrique Lage (Revap) localizada no Vale do Paraíba, em São José dos Campos-SP, tem a necessidade de escoar o GLP para as distribuidoras localizadas na região e o faturamento é feito através de uma Estação de Medição (Emed) de GLP. A Revap é a terceira maior refinaria do Brasil e uma das principais fornecedoras de gás de cozinha do país.

A Emed da Revap funciona com capacidade de medição 400m3/h com dois tramos de 8″ #300. Esta Emed tende a ser uma configuração modelo a ser adotada pela engenharia da Petrobras em futuras Emeds de GLP, com o medidor Coriolis substituindo a tradicional turbina + densímetro. Sendo assim, ela foi a primeira a ter uma configuração com medidores mássicos + turbina com densímetro (para comparação de resultados) e utilização de válvulas borboleta para controle com aplicação de atuador CVQ, substituindo, com maior precisão e repetibilidade, atuadores tipicamente utilizados nessa aplicação – pneumático de controle ou elétrico modulante.

A vantagem do atuador CVQ em relação a um atuador modulante é que ele utiliza motor sem escovas, que permite resposta rápida, baixo offset (banda morta) e controle contínuo, sem limite de número de acionamentos por unidade de tempo. Seu peso é reduzido, o que permite sua utilização em válvulas pequenas sem necessidade de suporte, e pode ser montado em qualquer posição.

Em relação ao atuador pneumático, a vantagem do atuador CVQ é não necessitar ar de instrumentação, evitando assim os problemas inerentes à sua utilização (manutenção da linha de ar, umidade, corrosão, entupimento, etc.). O CVQ possui menor offset que o atuador pneumático que, por depender de um elemento elástico – diafragma – e de um meio compressível – ar, não pode ter uma resposta imediata, como um atuador elétrico de alta precisão. Outra grande vantagem é a possibilidade de comunicação digital e diagnóstico através de 4-20mA + Hart para gestão de ativos.

Ainda que não aplicado nesse projeto, o atuador CVQ ainda tem posição de falha para falta de energia e/ou sinal de comando, através de uso de um capacitor, e que pode ser configurável e alterado após instalação em campo.

Com o aval do integrador da Emed, a Revap escolheu o atuador CVQ para esta aplicação pelas vantagens acima, que ele apresenta sobre outros modelos, e pelos custos de manutenção inferiores às outras opções. A Refinaria levou em consideração também o parque instalado na refinaria que é predominantemente Rotork – Pakscan, com atendimento de pós-venda da Fluxo.

Botão de Expandir o Menu

© Fluxo Soluções Integradas Ltda 2011. salvador@fluxosolutions.com.br

Instituto Manga Rosa Pulso Interativo