FLUXO INTEGRATED SOLUTIONS

<<Trabalhe Conosco WEBMAIL >>
34-sensor

Fluxo inicia Parceria com Honeywell na Área de Combustão Industrial

Autor: Bruna Bianchi (Honeywell) Fonte: Newsletter Fluxo 34

A Fluxo Soluções Integradas iniciou uma parceria com a recém-formada área de combustão industrial da Honeywell, HTS (Honeywell Thermal Solutions). Nesta nova etapa, o portfólio é focado em equipamentos de Industrial Flame Monitoring (IFM) e no sistema de gestão integrada de combustão industrial, através do controlador  SLATE™. O resultado desta parceria aumenta o portfólio de produtos e soluções Fluxo para atender os desafios da indústria de refino e petroquímica.

Recentemente, a Fluxo e a HTS desenvolveram um projeto para solucionar uma dificuldade na detecção de chama em uma caldeira de CO da Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos-SP. Esse desafiador projeto foi entregue no início de agosto, encontra-se em fase final de start-up e ajustes e tem apresentado bons resultados.

O sistema de detecção de chama adquiri­­do pela Revap é constituído por 4 painéis de alimentação e rearranjo e 16 detectores de chama à prova de explosão Honeywell, modelo U2-1010S com comunicação Modbus com o supervisório, e todo o projeto  foi desenvolvido pela engenharia Fluxo em parceria com o time Honeywell.

A questão da segurança operacional da caldeira foi uma das principais razões da Revap adquirir este sistema de detecção, além da busca por um produto capaz de realizar a detecção de chama durante a queima de “CO” como combustível, e não só da queima inicial com gás natural.

O material fornecido possui 8 perfis de assinatura de chama, sendo que a troca de perfil pode ser realizada remotamente sem a intervenção de um operador. Essa troca de perfis foi validada com sucesso durante o comissionamento, quando a assinatura de chama foi configurada para queima de gás natural e outra para queima de CO. Além disso, o detector de chama  da Honeywell tem como característica fundamental a capacidade de monitoramento de chamas com UV, IR e UVSS de forma automática, dependendo da característica da chama e dos ajustes dos parâmetros de ganho, filtro, posição  do detector, entre outros.

O escopo de projeto não se resumiu aos equipamentos. A Fluxo forneceu também o projeto, especificações, detalhamento da montagem e interligações, supervisão de montagem, comissionamento, start up e treinamento.

Botão de Expandir o Menu

© Fluxo Soluções Integradas Ltda 2011. salvador@fluxosolutions.com.br

Instituto Manga Rosa Pulso Interativo