Fluxo Soluções
 / maio 2014

Forum Energy Technologies é a mais nova representada da Fluxo

Em dezembro de 2013, a nova divisão da Fluxo para Serviços de Petróleo assinou contrato de representação com a Forum Energy Technologies, tradicional fabricante de válvulas e equipamentos de perfuração. A partir de agora, a Fluxo irá representar, com exclusividade para o território nacional, dessalgadoras e tratadores eletrostáticos de óleo da divisão de processos eletrostáticos da Forum.

A Forum adquiriu da Howe Baker os direitos de propriedade da tecnologia EDGE (Enhanced Deep-Grid Electrical), utilizadas nas dessalgadoras e desidratadores de óleo. A tecnologia EDGE  apresenta a solução mais efetiva e consagrada de remoção de contaminantes do óleo, tais como, sódio, cálcio e cloreto de magnésio. A remoção desses sais do óleo evita que ocorra a hidrólise, e como consequência disto, a formação de ácido clorídrico, que é o grande causador das falhas, por corrosão, nos equipamentos de processamento de óleo.

Com mais de mil unidades fornecidas em todo o mundo, as dessalgadoras/desidratadores EDGE, utilizam a tecnologia AC-Type Electrostatic Coalescing (Coalescência eletrostática por corrente alternada) que proporciona uma remoção eficiente de contaminantes. Quando a emulsão óleo- água é submetida a um campo eletrostático de alta tensão, gerado pelas grades de eletrodos energizadas, a coalescência ocorre, ou seja, as gotículas de água se juntam, e por diferença de densidade, ocorre a separação do óleo da água. Os diversos sólidos indesejados no processo, após o tratamento, estarão presentes na água, que será descartada pela parte inferior do vaso e o óleo pela parte superior.

A tecnologia EDGE está disponível em dois diferentes designs, o 3G-SV e 3G-TV. Ambos proporcionam opções de remoção de sal, conforme o tipo de cada aplicação.

O projeto 3G-SV inclui duas grades de eletrodos energizadas e uma terceira grade aterrada. Esta tecnologia apresenta, como uma de suas vantagens, a minimização do consumo de energia.

O 3G-TV possui três grades de eletrodos energizadas e nenhuma aterrada. Esta tecnologia maximiza a performance de remoção de sais e a capacidade de armazenamento no vaso da dessalgadora. As dessalgadoras EDGE foram projetadas prevendo a utilização de desemulsificantes recomendados pelas melhores práticas do mercado, assim como a utilização de outros produtos químicos, que são facilmente encontrados no mercado brasileiro.

“A Fluxo acredita que essa parceria com a Forum é bastante promissora, já que o Brasil possui um mercado excepcional para a contratação de novos tratadores de óleo e dessalgadoras”.  afirma Sylvio Fonseca, diretor da divisão de Serviços de Petróleo da Fluxo.

Possibilidades de retrofit das instalações existentes também serão presentes, uma vez que diversas instalações, principalmente as localizadas na Bacia de Campos, precisarão ser adequadas às condições atuais dos reservatórios, onde existe um grande número de poços produzindo muita água.

Outras Publicações