Fluxo Soluções
 / maio 2014

Emerson aposta em tecnologia para nova geração de navios de perfuração

A Fluxo será a responsável pelo fornecimento de todo o sistema de controle remoto de válvulas hidráulicas para os drill-ships (navios de perfuração) que tem como cliente final a Sete Brasil. O contrato foi firmado entre a Emerson MTM (Marine Tank Management)- empresa que a Fluxo representa com exclusividade para o mercado offshore - e a EEP (Estaleiro Enseada do Paraguaçu), que fornecerá seis unidades, a Jurong que fornecerá outras seis, e a ECOVIX, (Engevix Construções Oceânicas) que fornecerá mais três unidades.

O sistema é composto por mais de 350 válvulas em cada uma das embarcações de perfuração, atuadas com o sistema LPU (Local Power Unit) da Damcos (marca pertencente à MTM), solução compacta e autônoma instalada diretamente nos atuadores hidráulicos.

Em um sistema hidráulico convencional, a HPU (Unidade Hidráulica) libera o óleo hidráulico, e o painel de solenóides controla os atuadores para a posição aberta ou fechada. A HPU precisa estar conectada ao painel de solenóides através de tubulações hidráulicas, que por sua vez, tem que conectar todos os atuadores também através de tubulações. Isso significa que o comprimento total de tubulações hidráulicas a ser instalado em cada unidade de perfuração é muito longo, e portanto, o custo envolvido com material, conexões, suporte, instalação, testes de pressão e flushing também é muito alto.

Com o sistema LPU, as tubulações são eliminadas, e, através de um sistema hidráulico autônomo em cada um dos atuadores, que precisa estar conectado apenas ao sistema de controle através de cabos elétricos, é possível operar todas as válvulas dos sistemas lastro de água, água de porão,combustível e óleo lubrificante e água para combate a incêdioVale ressaltar que os cabos elétricos já são previstos em um sistema convencional, já que todos os atuadores são equipados com indicadores de posição aberta / fechada.

As principais vantagens do sistema LPU são: redução de peso do sistema, já que são eliminadas as tubulações, a unidade hidráulica e os painéis de solenóides, bem como os custos com instalação, teste e flushing.

A Damcos fornece a solução LPU para vários clientes em todo o mundo, e, recentemente, forneceu à Petrobras para a Plataforma P-61.

Outras Publicações