FLUXO INTEGRATED SOLUTIONS

<<Trabalhe Conosco WEBMAIL >>
24_sao_mateus

Qualidade na medição do FPSO Cidade de São Mateus

Autor: Eduardo Costa Fonte: Newsletter Fluxo

A Fluxo e sua parceira METCO (empresa do grupo Emerson) mais uma vez confirmam sua liderança no mercado de serviços de auditoria, calibração e gestão de medição em sistemas fiscais de plataformas de petróleo. Desta vez, o contrato foi assinado com a BW Offshore, mas os serviços serão prestados para o FPSO Cidade de São Mateus, situado no mar do Espírito Santo, em uma lâmina d’água de 800 metros no campo de Camarupim.

O campo de Camarupim foi descoberto pela Petrobras em 2006 e teve sua comercialidade declarada no mesmo ano, no mês de dezembro. Este campo é extremamente importante para a Petrobras, pois faz parte do programa do Plangás (Plano de Antecipação da Produção Nacional de Gás), insumo importante da matriz energética do Brasil.

O FPSO São Mateus atende a um contrato com a Petrobras, assinado em 2009 e com previsão de termino para 2018. Sua capacidade de produção é de 35 mil barris diários e de dez milhões de m3 de gás por dia, podendo estocar em seus tanques até 700 mil barris de petróleo.

Tanto para a Petrobras quanto para a BW é extremamente importante garantir a qualidade da medição, pois visa estar em conformidade com os requisitos do regulamento técnico de medição, aplicado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), válido para toda a indústria de produção de óleo e gás natural do Brasil.

Para a execução deste contrato, a METCO irá utilizar os preceitos da norma NBR 10012: Gerenciamento de Sistemas de medição de Vazão, Instrumentação Primária e Secundária, para o Segmento de Líquido e Gás e demais normas necessárias ao atendimento da portaria da ANP-INMETRO.

É extremamente importante lembrar que gerir os sistemas de medição dentro dos parâmetros técnicos e legais, dá ao concessionário a tranquilidade de operação com eficácia, evitando multas indesejadas e pagando os royalties de uma forma justa e socialmente responsável.

Botão de Expandir o Menu

© Fluxo Soluções Integradas Ltda 2011. salvador@fluxosolutions.com.br

Instituto Manga Rosa Pulso Interativo