FLUXO INTEGRATED SOLUTIONS

<<Trabalhe Conosco WEBMAIL >>
34-skid

Campos onshore da Imetame e Elecnor com sistemas de tratamento de gás Fluxo

Autor: Danielle Barbosa Fonte: Newsletter Fluxo

A Imetame Energia – empresa do Grupo Imetame, fabricante de construções metálicas do Espírito Santo, atuando agora também na área de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural – venceu o 22º Leilão de Energia Nova da Aneel para o projeto de uma termelétrica, chamada de “UTE Prosperidade I” em Camaçari-BA. A termelétrica terá capacidade de geração de 28MW e será abastecida com Gás Natural proveniente dos próprios poços perfurados pela Imetame, em um dos primeiros projetos Well to Wire do Brasil.

Para esse empreendimento, a Unidade de Engenharia & Sistemas da Fluxo está fornecendo todo o sistema de tratamento de gás com engenharia e fabricação próprias, em uma solução turn-key, otimizada para reduzir prazos e custos. A previsão de entrega é no início de setembro, adequada ao cronograma da planta termelétrica.

O escopo do contrato compreende o separador de teste, o sistema de gás combustível, separador de produção, unidade de estabilização de condensado, unidade de filtragem, módulo de aquecimento e estação redutora de pressão. Todos esses sistemas serão fornecidos em skids.

O separador de teste tem a função de separar a produção individualmente dos poços nas fases gasosa, oleosa e aquosa. Já o separador de produção irá separar a produção de gás natural simultânea dos poços interligados ao manifold de produção. O sistema de gás combustível será alimentado a partir de uma tomada no manifold de interligação das linhas de produção. Há a possibilidade também de envio do gás residual de topo do sistema de estabilização de condensado para o vaso de gás combustível.

Como o nome já diz, a unidade de estabilização de condensado processa o condensado proveniente do separador de teste e de produção. O princípio de tratamento do condensado consiste na expansão em um vaso flash através de uma válvula controladora de pressão (PCV).  O sistema de recuperação de condensado aumenta a eficiência operacional da planta, minimiza os custos e reduz a poluição emitida para a atmosfera.

As unidades de filtragem, aquecimento e redutora de pressão tem por finalidade filtrar, aquecer e limitar a pressão do gás proveniente do HUB de tratamento de gás. Além de proporcionar a operação contínua e segura da UTE Prosperidade.

Elecnor

De origem espanhola, a Elecnor é uma das principais corporações globais em engenharia, desenvolvimento e construção de projetos de infraestrutura. É também promotora e investidora de destaque nos campos de energias renováveis, das concessões de infraestruturas de energia e do meio ambiente.

A Elecnor foi contratada pela Eneva em formato EPC para implantação dos clusters de poços, dos dutos de coleta, da modificação da EPGVB (Estação de Produção de Gavião Branco) e do duto de escoamento do Campo de Gavião Caboclo no Maranhão.

A Fluxo foi escolhida pela Elecnor para o fornecimento do Skid de estabilização de condensado, instrumentação, transmissores de pressão e temperatura da Honeywell e válvulas de controle da Baker Hughes GE Masoneilan.

O skid de estabilização de condensado foi entregue este mês e já é o segundo fornecimento da Fluxo para a PGN (Parnaíba Gás Natural), sendo o primeiro instalado no Campo de Gavião Branco. Esse sistema tem por objetivo remover os compostos mais leves presentes no condensado. No skid, a pressão do condensado será reduzida e ele será aquecido para facilitar a retirada de gás na torre de desgaseificação. O gás retirado será encaminhado para o filtro de gás combustível enquanto que o condensado será resfriado antes de seguir para os tanques para ser armazenado.

A Eneva se tornou a controladora da PGN com objetivo de se posicionar como a primeira empresa independente de well-to-wire no país, com duas atividades distintas: de produção de óleo & gás, complementada com geração de energia.

Botão de Expandir o Menu

© Fluxo Soluções Integradas Ltda 2011. salvador@fluxosolutions.com.br

Instituto Manga Rosa Pulso Interativo